domingo, 6 de maio de 2012

A favor da esmola - por quê?

Nós fazemos nossos amigos e nossos inimigos, mas Deus faz o próximo que mora ao lado. (...) Ele é a amostra de humanidade que de fato nos é dada. G.K. Chesterton



Seguindo os últimos posts (ver aqui e aqui), gostaria de estender um pouco mais os motivos que me levam a ser favorável à prática da esmola.

Primeiro de tudo. O pedinte é um ser-humano. Tão humano quanto eu, porém em uma situação mais desgraçada do que a minha situação. E quem garante que eu não estaria na mesma situação que ele se encontra caso a minha vida tivesse sido um pouco diferente? Ninguém pode afirmar isso,  justamente porque ele é um ser-humano, tanto  quanto eu. Talvez a vida tenha sido mais difícil pra ele, ou talvez ele tenha tomado  decisões erradas, mas isso pouco importa. O que importa é que ele é um ser-humano, que se encontra em uma situação terrível. Uma situação em que qualquer um poderia estar.

Em segundo lugar, como eu disse no post anterior, o problema com quem precisa de esmolas é que nenhuma solução vai ser simples. Obviamente que eu entendo que o melhor seria ajudar o pedinte sair da situação de  pedinte, mas o problema é que essa solução é muito complicada e em alguns casos ela é  inviável. Por quê? Porque existem casos  que o  pedinte teria plenas condições financeiras de sair das ruas, com o suporte da família. Então o problema nesses casos é um problema psicológico, não um problema econômico.

Então veja, o pedinte é  um coitado com 2 problemas. O problema maior, de  ordem psicológica, que o impede de largar a vida de pedinte. E um problema menor, imediato, que poderia ser resolvido ou amenizado com uma moeda de R$ 1,00. Então  lhe pergunto, se eu não tenho condições de  resolver o problema maior, eu devo deixar de resolver o problema menor? Mesmo  sabendo que o problema menor está  ao meu alcance e o problema maior não está? Enquanto não encontro uma solução final para o problema dele, continuou fazendo o que posso para resolver o problema imediato.

E por último, mas  mais importante que os outros motivos acima, a esmola é uma obrigação do cristão. Ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário